Núcleo de Estudos do Centro de Memória da Indústria Têxtil de Paracambi
O Núcleo de Estudos do Centro de Memória da Indústria Têxtil está vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- Campus Paracambi. Formado em 2019 por professores, pesquisadores, servidores e ex-funcionários da antiga Cia. Têxtil Brasil Industrial, o Núcleo tem como objetivo realizar pesquisas, grupos de estudos, levantamento bibliográfico e iconográfico sobre a história e memória do trabalho têxtil em Paracambi.
Equipe
A equipe que compõe o Núcleo de Estudos, possui caráter multidisciplinar e atualmente é formada por professores, técnicos e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Paracambi.
Allana Pessanha de Moraes
Pedagoga no IFRJ campus Paracambi, Mestre em História da Educação pela Universidade do Porto - Portugal. Atuou como Pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Patrimonial na Oficina de Estudos do Patrimônio Cultural e no programa institucional Polo Regional Arte na Escola, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico da UENF-RJ. Orientadora pedagógica do Programa Mulheres Mil (campus Paracambi). Doutoranda em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares - PPGEDU/UFRRJ.
Angelissa Tatyanne de Azevedo Silva
Historiadora e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2006). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), ambos os Núcleos pertencentes ao campus Paracambi do IFRJ. Participa do Projeto de Extensão “Luz, Câmera, IFRJ em Ação”, vinculado ao mesmo campus. Tem experiência na área da História em interface com o campo do Pensamento Afro Diaspórico, atuando principalmente nos seguintes temas: lutas decoloniais, antirracismo, direitos humanos, educação inclusiva.
Davi Pereira Romeiro Neto
Mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade (UFRRJ), Pós-graduado em Patrimônio Cultural, área de conhecimento Turismo e Serviços (CEFET-RJ), Mestre em Engenharia de Produção (UFRJ), Engenheiro Químico (UFRRJ) e licenciado em Química (UFRRJ), Engenheiro de Segurança do Trabalho (UFRJ) atua desde 1976 como professor da Educação Básica e do Ensino Superior. Paralelamente a sua carreira docente, atuou por mais de 30 anos em inúmeras empresas, dentre elas a antiga fábrica Cia Têxtil Brasil Industrial, onde iniciou sua jornada profissional aos 15 anos, como aprendiz de laboratorista. Morador antigo da vila operária, viu de perto as principais transformações vividas pela cidade de Paracambi e pelo setor da indústria têxtil. Professor aposentado do Instituto Federal do Rio de Janeiro, atua como professor voluntário na instituição como coordenador do Núcleo de Estudos do Centro de Memória da Indústria Têxtil em Paracambi.
Julieta Romeiro
Doutora em Sociologia, atua desde 2010 como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio de Janeiro, ministrando diversas disciplinas na área de Sociologia e coordenando projetos de extensão e pesquisa na área de gênero, família e desigualdades sociais. Nascida e criada em Paracambi, possui uma relação afetiva com antiga Fábrica Brasil Industrial e com a vila operária, hoje transformadas em seus objetos de estudo.
Nathália Amorim
Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI / UFRJ / IBICT). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), integrante do Grupo de Pesquisa Patrimônio Bibliográfico e Documental vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Núcleo de Memória Têxtil do IFRJ. Desde 2016, ocupa o cargo de Auxiliar de Biblioteca no Instituto Federal de Educação, Ciência de Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - campus Paracambi, onde coordena a Secretaria do Ensino Médio Técnico. Desenvolve pesquisas na área de marcas de proveniência, patrimônio bibliográfico, bibliografia material e história do livro.
Rodrigo de Moura e Cunha
Historiador, doutorando em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É membro do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e atual coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), todos pertencentes ao campus Paracambi do IFRJ. Participa do Projeto de Extensão “Luz, Câmera, IFRJ em Ação”, vinculado ao mesmo campus. Tem experiência na área da História em interface com o campo da Memória, atuando principalmente nos seguintes temas: Lima Barreto, Pré-Modernismo, Rio de Janeiro, Belle Époque.
Ronaldo Vicente Pereira
Colunista do jornal Tribuna do Interior com a coluna Cantos e Encantos do Vale do Café Fluminense. Tem realizado pesquisas na área de ciência e arte principalmente no campo da ilustração científica. Pesquisador do patrimônio cultural braseiro, em especial o do Vale do café onde a cidade de Paracambi está inserida. Tem procurado, por meio da pintura, sensibilizar a população para as questões da memória e preservação patrimonial.
Siga-nos
Fique por dentro das novidades através das nossas redes sociais.